O que é RENAVAM? [Onde encontrar, consultas]

Muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que é RENAVAM, mesmo sendo um nome rotineiro para quem tem um carro. 

Pensando nisso, o artigo de hoje resolveu trazer essa e outras informações consideradas importantes para quem deseja conhecer mais sobre o tema.

Continue conosco e confira todos os detalhes.

Uso do RENAVAM ao Comprar Carro Usado e Seminovo

RENAVAM para comprar carro
RENAVAM para comprar carro

Para saber o que é RENAVAM precisamos entender que essa ferramenta é considerada de extrema importância para saber qual a procedência do veículo em questão.

Ou seja, o RENAVAM permite que se saiba todos os aspectos físicos do carro, assim como, possíveis irregularidades, como por exemplo, multas ou documentos atrasados.

Portanto, saber do que se trata e seu uso, é essencial para quem deseja comprar um carro semi-novo ou usado, já que essa pesquisa deve ser feita antes de efetuar a compra.

Assim, você vai ter certeza que o carro está vindo sem nenhum tipo de irregularidade ou mesmo multa.

Além de consultar toda a parte mecânica de um carro seminovo ou usado, não se esqueça de pedir o número do RENAVAM.

Essa é a principal forma de ter certeza sobre a procedência do veículo, muitas pessoas acabam se esquecendo desse detalhe. 

O pior de tudo isso, com certeza, é a dor de cabeça que isso pode ocasionar depois.

Onde Encontrar o Número do RENAVAM

As pessoas podem saber até o significado do RENAVAM e sua importância, porém, podem ter dificuldade em encontrar esse número.

Principalmente como em casos acima citados, de compra de carro usado ou seminovo, é importante saber onde poderá encontrar esse número.

Dessa forma, a boa notícia é que encontrar o número do RENAVAM é algo bem fácil. Podendo ser visualizada na parte alta da documentação de todo e qualquer veículo.

Essa documentação chama-se CRLV, que tem como significado ‘’Certificado de Licenciamento do Veículo’’.

Esse documento deve estar sempre em dia e também deve estar de fácil acesso para o motorista no dia a dia, senão, o que pode acontecer é a apreensão do veículo.

Ou seja, encontrar o número é bem fácil, você deve ter esse documento citado em mãos e procurar na parte alta do documento onde está escrito ‘’RENAVAM’’.

Consulta RENAVAM Onde Fica
Consulta RENAVAM Onde Fica

Afinal, o que é RENAVAM?

Saber o que é RENAVAM deixa que todo esse processo burocrático seja mais fácil de ser entendido. 

O significado de RENAVAM é ‘’Registro Nacional de Veículo’’ e pode ser comparado como nosso CPF, por exemplo.

Quando falamos sobre o que é RENAVAM estamos nos referindo a 11 dígitos, assim, todo RENAVAM tem essa quantidade exata de números. 

Estamos ainda falando de uma documentação que vai sempre acompanhar o veículo, independente do dono. Ou seja, um carro terá sempre um RENAVAM ao longo do seu tempo de ‘’vida’’.

Saber exatamente o que é e sua importância também é algo que donos de motos, caminhões, vans e até mesmo veículos rurais, devem saber.

O número é imutável, ou seja, ele não pode ser alterado nunca. Por isso, muda o dono do veículo e não o RENAVAM, como mencionado.

Como Consultar o RENAVAM pela Placa ou Chassi

Além disso, é importante saber como o consultar através da placa e/ou chassi. Vamos ensinar abaixo as formas de realizar todo esse procedimento.

O chassi é outro tipo de identificação dentro de um carro, sendo um número em formato padronizado, assim, com esse número em mãos, o motorista também consegue ter de forma detalhada o histórico do carro e outras informações.

Para consultar o RENAVAM pelo chassi será necessário:

  • Entrar no site oficial do Detran do seu estado (cada estado possui o seu órgão, por exemplo, em São Paulo é: www.detran.sp.gov.br );
  • Procure o campo onde possa inserir dados;
  • Coloque o número do chassi, lembrando que ele é composto por 14 dígitos;
  • Por fim, você deve digitar o código de segurança que o site exige para finalizar a consulta.

Pronto, depois desses passos você finalmente vai ter o número do RENAVAM a partir do chassi.

Agora, vamos mostrar como a consulta do RENAVAM pode ser feita através da placa do veículo:

  1. Primeiramente, deve – se entrar no site do Detran do seu estado, como explicado anteriormente, coloca – se www.detran a abreviação do estado, finalizando com gov.br);
  2. Vá até a opção onde possa digitar a placa do veículo;
  3. Coloque as letras necessárias para a consulta;
  4. Clique em ‘’consultar’’.

Com todos esses passos, você vai ter conseguido acessar o número do RENAVAM somente com a informação da placa.

Posso Transferir o RENAVAM para outro Veículo?

Assim, as pessoas que desejam saber o que é RENAVAM também tem outra dúvida muito comum.

Como por exemplo, se é possível transferir o número do RENAVAM para outro veículo.

Ou seja, realizar a troca / compra de um carro novo e continuar utilizando o RENAVAM antigo.

A resposta para essa pergunta é: não! Em hipótese nenhuma o RENAVAM é transferido para outro veículo.

Portanto, estamos falando de um código único que não pode ser reutilizado nem mesmo quando o veículo é descartado.

Dessa forma, se você está trocando de veículo, vai também ter um novo RENAVAM.

Quando é criado o RENAVAM?

Agora que você já sabe o que é RENAVAM é o momento de saber com detalhes quando esse número é criado. 

Como mencionado, quando se compra um carro novo ou – semi novo, ele já deve ter RENAVAM. Você pode solicitar antes da compra, também como mencionado.

Porém, em casos onde o carro é novo, ele ainda não tem RENAVAM. Estamos falando de um número que é criado somente quando o registro no Detran é feito.

Assim, somente quando o primeiro registro do veículo no Detran for feito, será atributo o RENAVAM. 

Como mencionado, cada veículo vai possuir o seu número.

Se você gostou das informações do artigo de hoje não se esqueça de continuar em nosso site, há mais informações interessantes para serem consultadas.

Consulta RENAVAM para Carro Alienado

Consulta RENAVAM para Carro Alienado? Tire as suas dúvidas no conteúdo a seguir! Continue lendo para descobrir se um carro está alienado e saiba a quais fatores estar atento quando adquirir um carro usado. 

O que é um carro alienado?

Quer comprar um veículo, mas descobriu que ele não está com todas as parcelas quitadas? Ou ainda, que o proprietário antigo colocou o veículo como garantia de alguma operação financeira como um empréstimo ou um financiamento? 

Nestes casos, saiba que o veículo no qual você está interessado é o que chamamos de um carro alienado. Isso pode gerar uma série de problemas, se você não tomar as precauções necessárias. 

Entenda no conteúdo a seguir como identificar quando um veículo está nesta situação. 

O que é carro alienado?
O que é carro alienado?

Não passe por uma situação inesperada, como adquirir um veículo com carros com prestações a pagar, sem estar ciente desta informação. Continue conosco!

Como saber se o carro está alienado?

Quando um bem como um veículo ou um imóvel tem a sua posse transferida para uma instituição financeira como garantia de pagamento, essa transferência é chamada de forma técnica de alienação fiduciária. 

Ou seja, este processo ocorre quando alguém adquire um bem a crédito. Na teoria, esta pessoa estaria impedida de negociar este bem com terceiros. 

O que torna a negociação possível é a formalização desta negociação financeira por meio de contrato junto a um cartório. 

Neste caso, ambas as partes, vendedor e comprador, devem estar presentes no momento da formalização. 

Se a real situação do bem não é comunicada ao comprador, o proprietário pode estar incorrendo em uma ação ilegal, inclusive descrita no Código Penal Brasileiro.

Quando alguém vende algo como um bem próprio, que não é seu de direito, e não comunica isso ao comprador, essa pessoa acaba onerando duas partes: o comprador e a instituição financeira para a qual está devendo. 

Veja o que diz o Código Penal Brasileiro, no artigo 171, que descreve o crime de estelionato como:

Art . 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. 

Esse tipo de situação, como você pode perceber, está prevista na legislação brasileira, como descrevemos acima. Portanto, é preciso ficar atento. 

“Será que comprei um Carro Alienado?”

Consulta RENAVAM Carro Alienado
Consulta RENAVAM Carro Alienado

Se você está adquirindo um veículo usado, sua atenção deve estar redobrada, já que muitas vezes algumas pessoas acabam colocando o veículo à venda porque não têm condições de continuar pagando.

Ainda, existe a possibilidade de haver parcelas atrasadas, o que pode acarretar no pagamento de juros. 

Fique atento e solicite estas informações e a sua comprovação por meio de documentação atualizada ao proprietário do veículo. 

Se mesmo assim, você continua interessado no veículo, seja por ser um modelo que você está buscando há algum tempo, seja pelo preço atraente, saiba que existe saída para que o negócio seja fechado sem grandes dores de cabeça. 

  • Você pode negociar com o dono atual do carro um desconto no valor do veículo, mediante o abatimento de uma parte da dívida do financiamento;
  • Ou, se você desejar quitar o restante da dívida, você deve ir até a instituição financeira onde foi realizado o financiamento, com o proprietário do veículo, para formalizar a transferência da dívida. Após esta etapa, ambos deverão ir até o cartório para formalizar a transferência do veículo; 

Além das parcelas por pagar, pode ser que haja outras pendências financeiras, como impostos, multas, renovação do licenciamento do veículo e até o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) atrasados. 

Cuidado com Medidas Judiciais!

Também procure saber, neste caso, se há alguma medida judicial envolvendo o veículo que esteja em trâmite como, por exemplo, um caso de busca e apreensão. 

Procure também analisar as taxas de juros e demais encargos relacionados ao financiamento do veículo, já que esses valores influenciam na dívida final que está vinculada à alienação.

Você pode consultar essas informações no site do Detran em que o veículo está registrado. Para isso, você vai precisar das seguintes informações:

  • Número da placa do carro;
  • Número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotores). 

No site, você deve acessar a opção “Veículos”; depois “pesquisar débitos e restrições em veículos de terceiros”. 

Você será direcionado para uma página que vai solicitar o preenchimento das informações com a placa e o Renavam do veículo que será consultado.

Ao realizar a consulta, o sistema vai verificar a existência de alienações e outras restrições que possam limitar a venda do veículo.

Se você optar por comprar um carro nessas condições, exija do dono do veículo qual a situação real das dívidas.

Se, por algum acaso, você está do outro lado da negociação e está vendendo um carro alienado, saiba que você tem a obrigação de comunicar a real situação do veículo para o comprador. 

Saiba o que fazer se adquiriu um Carro Alienado

Neste caso, como já citamos acima, comprador e proprietário devem ir juntos até a instituição financeira, que irá fazer uma análise de crédito e avaliar se o novo proprietário tem condições de arcar com a dívida. 

Por fim, fique atento a estas últimas dicas ao comprar um carro usado, que separamos para você:

  • Sempre verifique se as parcelas anteriores do veículo foram pagas;
  • Verifique se todas as informações constam com o que está na documentação;
  • Faça uma estimativa do custo mensal das parcelas antes de decidir pela compra;
  • Realize um test drive. É importante dirigir o veículo antes de fechar qualquer compra;
  • Evite comprar veículos de pessoas totalmente estranhas. Quanto mais próximo você for do vendedor, menor será o risco de ter problemas com a negociação. Ainda, se ocorrer qualquer problema com a transação, você terá mais liberdade e facilidade para solicitar uma solução;
  • Realize uma pesquisa de preços aprofundada e verifique se o valor está dentro da média do mercado;
  • Verifique se o veículo não sofreu danos passados originados de colisões graves. Isso pode desvalorizar o bem, que terá o seu valor de venda reduzido;
  • Avalie o estado geral de conservação do automóvel, se possível, por meio da avaliação de um profissional.

Esperamos que este conteúdo tenha auxiliado você a identificar um carro alienado e também como ficar a par das dívidas do veículo antes de fechar um negócio.

O que é Alienação Fiduciária?

Veja no vídeo abaixo, uma explicação detalhada sobre o que é alienação fiduciária, como funciona e pra que serve.

Consulta RENAVAM – Como Consultar Pela Placa

Para fazer a consulta RENAVAM pela placa do veículo é muito simples, bastando entrar no site do DETRAN referente a seu estado e entrar com as informações requeridas no formulário da própria página

Em todo caso, é preciso lembrar que somente o proprietário possui tais informações já que estas são restritas ao proprietário do veículo e ao DETRAN.

Através da consulta RENAVAM pela placa, o usuário pode conseguir informações sobre o proprietário do veículo, dessa forma é possível ter os dados como CPF, RG, endereço, telefone e outras.

Consulta RENAVAM pela Placa

Consulta RENAVAM pela Placa
Consulta RENAVAM pela Placa

Para fazer a consulta do RENAVAM utilizando somente a placa do veículo é necessário que o usuário entre no site do DETRAN do seu estado, em seguida digite a placa e as letras da imagem embaixo e clique em Consultar.

Com essas informações em mãos, o proprietário do veículo pode entre outras informações, também fazer uma pesquisa para consulta de multas. No caso para quem mora no estado de São Paulo, por exemplo, e for utilizar o site do DETRAN SP, deve realizar um rápido cadastro para ter acesso às multas referente ao veículo.

Após realizar sua consulta RENAVAM pela placa, você poderá também realizar a emissão das taxas para pagamento, como o IPVA, licenciamento e DPVAT.

Caso não existam multas, irão aparecer “Nada Consta” assim não será possível obter o número do RENAVAM, entretanto, caso exista, na tela Dados de Infração, irá aparecer o RENAVAM.

Sites do DETRAN região Norte

  • Acre – http://www.detran.ac.gov.br/
  • Amazonas – http://www.detran.am.gov.br/
  • Roraima – http://www.detran.rr.gov.br/
  • Rondônia – http://www.detran.ro.gov.br/
  • Amapá – http://www.detran.ap.gov.br/
  • Pará – http://www.detran.pa.gov.br/
  • Tocantins – http://www.detran.to.gov.br/

Sites do DETRAN região Nordeste

  • Maranhão – http://www.detran.ma.gov.br/
  • Piauí – http://www.detran.pi.gov.br/
  • Ceará – http://www.detran.ce.gov.br/
  • Rio Grande do Norte – http://www.detran.rn.gov.br/
  • Paraíba – http://www.detran.pb.gov.br/
  • Pernambuco – http://www.detran.pe.gov.br/
  • Alagoas – http://www.detran.al.gov.br/
  • Sergipe – http://www.detran.se.gov.br/
  • Bahia – http://www.detran.ba.gov.br/

Sites do DETRAN região Centro-Oeste

  • Mato Grosso – http://www.detran.mt.gov.br/
  • Mato Grosso do Sul – http://www.detran.ms.gov.br/
  • Goiás – http://www.detran.go.gov.br/
  • Brasília (Distrito Federal) – http://www.detran.df.gov.br/

Sites do DETRAN região Sudeste

  • Minas Gerais – http://www.detran.mg.gov.br/
  • São Paulo – http://www.detran.sp.gov.br/
  • Rio de Janeiro – http://www.detran.rj.gov.br/
  • Espírito Santo – http://www.detran.es.gov.br/

Sites do DETRAN região Sul

  • Paraná – http://www.detran.pr.gov.br/
  • Santa Catarina – http://www.detran.sc.gov.br/
  • Rio Grande do Sul – http://www.detran.rs.gov.br/

Somente o proprietário do veículo e o DETRAN possuem acesso a estas informações, sendo assim, para saber o número do RENAVAM basta consultar o seu documento.

O que é RENAVAM?

Consulta RENAVAM Onde Fica
Consulta RENAVAM Onde Fica

RENAVAM é uma sigla para “Registro Nacional de Veículos Automotores”, ele é composto por um código onde cada veículo possui uma única combinação.

Sendo assim, não existe em nenhum outro lugar do país uma pessoa com a mesma combinação que a outra.

Com esse código em mãos podemos consultar praticamente todas informações de um veículo, como consulta de multas pelo detran, histórico de licenciamento, consulta IPVA, DPVAT, emplacamento, mudanças de proprietário, características físicas do veículo e muitas outras detalhadas.

É basicamente como se fosse o RG, CPF, certidão de nascimento, casamento e óbito, tudo em um mesmo documento.

E como já foi dito anteriormente nesse mesmo artigo, para descobrir o RENAVAM, podemos utilizar apenas as letras e números da placa do carro e buscar diretamente através do site do DETRAN ou DENATRAN referente ao estado em que o veículo está registrado.

Caso você deseje encontrar o número do RENAVAM de seu próprio veículo, não há necessidade de fazer a consulta RENAVAM pelo site do DETRAN, você pode achar diretamente no documento de seu veículo.

O número do RENAVAM está localizado no canto superior esquerdo do veículo (CRLV).

Consulta de Multas pelo DETRAN 【Tabela de Valores e APP】

Foi autuado e gostaria de realizar uma Consulta de Multas pelo DETRAN para saber o quanto precisa pagar? Então confira o conteúdo que preparamos para você!

Em primeiro lugar, saiba que as infrações de trânsito são classificadas em quatro tipos:

  • Infrações leves;
  • Infrações médias;
  • Infrações graves;
  • Infrações gravíssimas.

No ano de 2016, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por uma série de modificações. 

Entre essas modificações está o valor das multas, que passaram a ser os seguintes:

  • Infração leve: R$ 88,38
  • Infração média: R$ 130,16
  • Infração grave: R$ 195,23
  • Infração gravíssima: R$ 293.47.

É importante ressaltar que algumas infrações de trânsito trazem consigo o chamado fator multiplicador, que pode aumentar o valor da multa. 

De acordo com o CTB, o valor pode ser multiplicado em até 60 vezes de acordo com a gravidade do ato cometido. 

Consulta Multas DETRAN
Consulta Multas DETRAN

Além da multa, existem outras formas de punir o condutor. São elas:

  • Advertência por escrito: tem um caráter educativo, já que o condutor não recebe pontos na carteira, por exemplo;
  • Multas: o valor da multa depende da gravidade da infração, conforme comentamos acima;
  • Suspensão do Direito de Dirigir: dependendo da infração, o condutor pode ficar sem dirigir por tempo indeterminado;
  • Cassação da Permissão para Dirigir: essa é a forma de punição mais rígida. Na prática, significa a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para conseguir a CNH novamente, só passando pelo processo de condutor novamente;
  • Cursos de Reciclagem: assim como a advertência por escrito, trata-se de uma medida educativa. A carga horário de um curso de reciclagem para condutores dura cerca de 30 horas/aula. Depois, o condutor terá que fazer uma avaliação por escrito. 

Tabela de Valores de Multas DETRAN

De acordo com as normas brasileiras, existe um cálculo de tolerância para as multas geradas a partir da fiscalização por radares. Isso porque o radar também pode estar com defeito e é sujeito a erros.

  • Dessa forma, quando a velocidade máxima permitida é de 100 km/h, a margem de erro será de 7 km/h;
  • Quando a velocidade máxima permitida for a partir de 100 km/h, a margem de erro será de 7%. Se o resultado não for inteiro, o número será arredondado para cima (se o algarismo depois da vírgula for superior a 5).

Qual o Valor dos Pontos de Cada Infração?

Consulta Multas de Trânsito - Tabela
Consulta Multas de Trânsito – Tabela

Neste caso específico de multas por excesso de velocidade, a penalidade será a seguinte:

  • A infração é média quando a velocidade considerada (o resultado da conta que descrevemos acima) for superior à máxima permitida para a via em até 20%. Neste caso o valor é de R$ 130,16, mais 4 pontos na CNH.
  • A infração é grave quando a velocidade considerada for superior à máxima em mais de 20%, respeitando o limite de 50%. Aqui, a multa será de R$ 195,23 mais 5 pontos na CNH.
  • A infração será considerada gravíssima quando a velocidade considerada for superior à máxima permitida em mais de 59%. Neste caso a multa será de R$ 880,41 mais 7 pontos na CNH. Além disso, o condutor corre o risco de ter a sua CNH suspensa imediatamente.

Onde Fica o Número do RENAVAM?

Onde fica o número do RENAVAM

O RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) é como o Registro Geral do seu automóvel e pode ajudá-lo a descobrir se o seu automóvel possui ou não multas. 

Trata-se de um número de 11 dígitos que pode ser consultado no site de DETRAN do seu Estado, utilizando o número da placa.

É importante ressaltar que somente o proprietário do veículo tem acesso às informações que serão pedidas no site do DETRAN.

Tenha em mãos também dados pessoais como o CPF,  RG e endereço residencial.

Por meio dessa consulta é possível emitir, por exemplo, a taxa de pagamento do seu IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). 

Por meio desta pesquisa, irão aparecer também as multas do seu automóvel, sob o título de “Dados de Infração”. 

Agora, se não houver nenhuma multa, irá a aparecer a mensagem “Nada Consta”. Bastante simples, não é mesmo?

Consultar Multas do DETRAN SP (São Paulo) pelo Aplicativo do PRODESP

Desde 2013 o DETRAN de São Paulo disponibilizou um aplicativo compatível com Android e iOS para a consulta de multa nos veículos e pontos na CNH.

O aplicativo, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de SP (PRODESP) solicita apenas o CPF e a senha cadastrada pelo usuário no site do DETRAN-SP.

Para saber mais acesse o site do DETRAN-SP.

Como Recorrer Multas de Trânsito

A seguir, confira quais as etapas as quais você deve passar para recorrer de uma multa, se achar que foi autuado injustamente.

  • Defesa prévia;
  • Recurso em primeira instância à JARI (Junta Administrativa de Recursos e Infrações), órgão vinculado à prefeitura da sua cidade;
  • Recurso em segunda instância ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito), se o recurso for negado junto à JARI.

No caso da defesa prévia, você terá que redigir um requerimento, constando os seus dados pessoais e explicando, utilizando argumentos técnicos, porque você foi autuado de forma injusta.

A defesa deverá ser encaminhada ao órgão que realizou a autuação (pode ser a Polícia Militar do seu Estado, por exemplo). 

Se a defesa não for aceita, o conduto irá receber na sua casa uma Notificação de Imposição da Penalidade (NIP). 

Enquanto você não recebe a NIP, pode encaminhar o recurso à JARI. Se o recurso for negado novamente, você deve recorrer ao CETRAN.

Todas essas ações que citamos são chamadas de recursos administrativos, já que não se trata de um crime de trânsito. Estes recursos estão dentro da esfera administrativa do município e do Estado e você mesmo pode interpô-los, sem grandes problemas. 

Entretanto, é interessante buscar a ajuda de um profissional especializado, já que você precisará de argumentos técnicos para comprovar o seu ponto. Se você obtiver sucesso, o processo administrativo é arquivado. 

Esperamos ter ajudado você a descobrir como proceder da forma correta em caso de multa e como fazer para recorrer. Até a próxima!

Consulta RENAVAM SP: IPVA, Multas e Licenciamento

A consulta RENAVAM SP é algo considerado de extrema importância, tudo porque, a partir dessa consulta é possível ter acesso a multas, licenciamento e afins.

Muitas pessoas ainda ficam perdidas ao realizar a consulta RENAVAM SP não sabendo nem por onde começar.

Dessa forma, resolvemos em nosso artigo de hoje, trazer todos os detalhes sobre a consulta RENAVAM SP. Um artigo direcionado a todos aqueles que moram nessa grande metrópole.

Continue conosco e confira todos os detalhes.

Como Consultar o RENAVAM SP

Saiba que a consulta RENAVAM SP pode ser feita de diversas formas, mas o mais importante, é saber que estamos falando sobre algo essencial em cada veículo.

Consulta RENAVAM SP - São Paulo
Consulta RENAVAM SP – São Paulo

Como você já deve saber, o RENAVAM é um número único, que serve como identidade do carro, por ele é possível ter acesso a diversas informações.

Assim, há mais de uma maneira de realizar a consulta RENAVAM SP.

A primeira forma é a mais fácil. Para essa consulta RENAVAM SP você vai precisar ter o CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo) em mãos.

Pegue o documento e olhe para o canto esquerdo superior, lá vai estar escrito RENAVAM e terá 11 dígitos. Pronto, você já tem esse número em mãos.

Porém, muitas pessoas preferem fazer a consulta RENAVAM SP através da placa do carro. Isso também é possível, bem como, com o número do chassi.

Para que essa consulta seja efetuada você deverá entrar no site do Detran SP: www.detran.sp.gov.br.

Dentro do endereço deve-se colocar sua placa do carro / chassi, digitar números e letras de segurança e clicar em confirmar.

Portanto, depois de todo esse procedimento, você terá realizado a consulta RENAVAM SP, sabendo o número para que seja possível ter mais informações sobre o seu veículo. 

Consulta IPVA pelo RENAVAM 

É possível depois da consulta RENAVAM SP consultar o IPVA com o número obtido.

Dessa forma, o proprietário do veículo consegue de forma fácil, estar em dia com suas obrigações ou saber se o carro em questão, está com o IPVA em dia. 

Muito se fala sobre o IPVA, um imposto sobre a propriedade de veículos automotores. O valor é considerado obrigatório e deve ser pago todos os anos, geralmente no começo.

Assim, todos aqueles que não pagam o IPVA podem sofrer consequências, além de multas e juros sobre o valor.

Consultar o IPVA através do RENAVAM é um procedimento bastante simples, que você vai saber como com as instruções abaixo:

  1. Primeiramente, deve – se entrar em www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_consulta /consulta.aspx;
  2. Dentro do site será necessário preencher o RENAVAM do veículo;
  3. Bem como, a placa;
  4. Há uma imagem de segurança com números e letras;
  5. Clique em consultar.

Pronto, depois desse procedimento você vai ter acesso ao IPVA do veículo, através do número do RENAVAM.

Assim, será necessário ter dois números em mãos, o do RENAVAM que pode ser adquirido através da consulta RENAVAM SP.

Como também o número da placa do carro, que geralmente o condutor tem decorado e mesmo que não, é algo simples de fazer.

Consulta de Multas DETRAN

Após a consulta RENAVAM SP a pessoa pode também querer consultar as multas do DETRAN.

Agora, ficou muito mais fácil ter esse serviço em mãos e emitir para pagamento ou mesmo recorrer a uma multa que acha injusta, por exemplo.

Para isso é preciso seguir o passo a passo:

  1. Primeiramente, deve-se entrar no site do DETRAN: www.detran.sp.gov;
  2. Porém, antes da pesquisa você precisa criar um login e senha, caso ainda não tenha;
  3. O site é muito intuitivo e você consegue criar seguindo as instruções;
  4. Logando no site do Detran será necessário colocar a placa;
  5. Ou, colocar o número do RENAVAM que você obteve a partir da consulta RENAVAM SP;
  6. Clique em consultar e pronto, todas as multas vão aparecer para você.

Dessa forma, é importante lembrar que essa consulta é totalmente gratuita e pode ser feita quando o sujeito desejar.

Além disso, há outra opção de consultar multas depois da consulta RENAVAM SP.

  1. Para isso você deve entrar no site da prefeitura de São Paulo: www.prefeitura.sp.gov.br/multas/forms/frmPesquisarRenavam.aspx;
  2. Será necessário colocar o número que você encontrar ao fazer a consulta RENAVAM SP;
  3. Coloque o texto da imagem, clicando em ‘’não sou um robô’’;
  4. Clique em ‘’consultar’’.

Ou seja, essa não é uma opção através do Detran, mas é uma forma secundária de consultar suas multas através do número do RENAVAM obtido.

Consulta Licenciamento – Tabela de Vencimentos e Valores

Tabela Licenciamento
Tabela Licenciamento
Créditos da imagem: www.detran.sp.gov.br

Além da consulta RENAVAM SP existe a consulta licenciamento. O licenciamento é um documento que tem como objetivo comprovar que o carro está em dia com todas as obrigações legais.

Ou seja, é um documento que precisa ser pago dentro do prazo para que você possa circular sem penalidades ou multas.

A consulta do licenciamento em São Paulo pode ser feita através da internet, de forma simples.

  1. Assim, deve entrar no site do Detran SP: www.detran.sp.gov.br;
  2. Dentro do site deve – se procurar por ‘’licenciamento anual’’;
  3. É preciso colocar o número do RENAVAM, por isso a importância de realizar a consulta RENAVAM SP antes;
  4. A placa do carro;
  5. Os caracteres solicitadas pelo site;
  6. Por fim, clique em ‘’consultar’’.

Agora, você vai ter acesso a todos os dados de licenciamento do veículo em questão.

Os veículos registrados como ‘’passageiros, ônibus, reboque e semirreboque’’ devem seguir a tabela de vencimento:

  • Abril – placa XXX1;
  • Maio – placa XXX2;
  • Junho – placa XXX3;
  • Julho – placa XXX4;
  • Agosto – placa XX5 e 6;
  • Setembro – placa XXX 7;
  • Outubro – placa XXX 8;
  • Novembro – placa XXX9;
  • Dezembro – placa XXX0.

Por fim, quanto ao valor do licenciamento, é importante lembrar que cada estado tem o seu. Sendo assim, o valor cobrado em São Paulo é de R$ 90,20.

Porém, tem um detalhe muito importante, se o veículo não estiver em dia com a questão do IPVA, multas e afins, o licenciamento não será gerado.Gostou de saber mais sobre consulta RENAVAM SP? Então continue em nosso site.

Consulta IPVA: Tabela, Cálculo e RENAVAM

A consulta IPVA é importante para que o condutor esteja em dia com esse imposto considerado obrigatório.

De forma que, cada estado tem a liberdade de cobrar taxas diferentes mediante ao valor final, por isso, a consulta IPVA serve para você saber o que será pago dentro do seu estado. 

Como mencionado, o IPVA é obrigatório e quem não cumpre pode ter consequências, não podendo nem ter a livre circulação do seu veículo.

O IPVA foi criado no estado de São Paulo e hoje está presente em todos os estados brasileiros.

Para te ajudar em todo esse processo, o artigo de hoje preparou o passo para a consulta IPVA e mais. Confira.

Como Consultar o IPVA

Dessa forma, a consulta IPVA é feita em locais (sites) diferentes a depender de cada estado, ou seja, você não vai conseguir consultar o IPVA do seu veículo em um link do Rio de Janeiro, por exemplo.

Certamente, pensando em facilitar a sua vida, deixaremos o link da consulta IPVA por estado. Assim, você clica e já vai diretamente para a página correspondente ao seu estado.

Lembrando ainda, que independente do estado, você vai precisar ter alguns documentos em mãos, tais como:

  • RENAVAM;
  • Placa do carro.

 * Há estados que pedem as dois informações e há estados onde somente o RENAVAM já serve.

Consulta IPVA por estado:

 O que é IPVA?

Consulta IPVA
Consulta IPVA

Tão importante como saber como proceder com a consulta IPVA é saber o que é e a finalidade desse imposto tão presente na vida de todos os donos de veículos. 

IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, como por exemplo, motos e carros.

Contudo, esse pagamento é cobrado dos motoristas todo começo de ano. O imposto nasceu em 1985, com o intuito de financiar a expansão das rodoviarias brasileiras.

Então, o objetivo com a criação desse imposto era de arrecadar para auxiliar o governo da época nas construções e conversações de estradas federais.

Salvo que esse imposto com o passar dos anos, deixou de ser do governo federal e passou a ficar com os estados e municípios, dessa forma, 50% do valor fica com o munícipio que o carro está registrado e 50% fica para o governo estadual.

Depois que essa divisão é feita, a finalidade desse imposto é o investimento em setores como saúde, educação, segurança pública e mais.

Portanto, o valor do IPVA não tem relação somente com melhorias ou construções de estradas, como muita gente ainda pensa. É um imposto que auxilia o município e o estado em diversas coisas.

Tabela de Vencimento IPVA

Tabela de Vencimento IPVA
Tabela de Vencimento IPVA

Todo estado possui a sua tabela de vencimento, que pode ser vista através da consulta IPVA. 

Todavia, há uma data limite para que você possa realizar o pagamento desse imposto sem o acréscimo de juros. Lembrando que o pagamento pode ser parcelado ou realizado a vista (com desconto).

Mas, se torna de extrema importância saber a data de vencimento do IPVA e para quem vai pagar parcelado, saber as datas de vencimento de cada uma das parcelas.

Portanto, como isso muda a cada estado, para saber a tabela de vencimento do seu veículo, você deve voltar nos links colocados no tópico de consulta IPVA.

Tudo porque, você vai estar no site do seu estado e vai ter todas as informações quanto a essa tabela pelo local.

Tabela IPVA 2020 SP para Carros, Motos, Caminhões, Ônibus e Similares

Confira abaixo a tabela de vencimento IPVA para o ano de 2020. Lembrando que os vencimentos para o ano de 2019 terminaram em março.

MêsJaneiroFevereiroMarço
Parcela1ª parcela ou cota única com desconto2ª parcela ou cota única sem desconto3ª parcela
PlacaDia do vencimentoDia do vencimentoDia do vencimento
Final 19/01/20209/02/20209/03/2020
Final 210/01/202015/02/202012/03/2020
Final 311/01/202016/02/202013/03/2020
Final 412/01/202019/02/202014/03/2020
Final 515/01/202020/02/202015/03/2020
Final 616/01/202021/02/202016/03/2020
Final 717/01/202022/02/202019/03/2020
Final 818/01/202023/02/202020/03/2020
Final 919/01/202026/02/202021/03/2020
Final 022/01/202027/02/202022/03/2020

Cálculo IPVA – Como Calcular

Primeiramente, a consulta IPVA pode ser feita por todos os donos de carros, motos, vans, ônibus e mais. Assim, somente embarcações e aviões não pagam a taxa do IPVA.

Então, essa taxa é calculada de que forma? Essa é uma dúvida comum de todo cidadão que paga por esse imposto.

É importante reforçar mais uma vez, que o valor vai depender do estado, já que a alíquota pode ser mais barata em alguns e mais cara em outros estados. Por isso, você deve realizar a consulta IPVA do seu estado.

A alíquota pode variar de 1% a 6%, assim, para fazer o cálculo você precisa saber a taxa adotada pelo seu estado.

Como exemplo, temos que São Paulo e Rio de Janeiro, são os estados que o IPVA mais caro do país.

Como Pagar IPVA Atrasado

Algo que também pode acontecer é atrasar esse imposto, por vezes, o condutor não se prepara ou tem um imprevisto financeiro.

Há ainda os casos onde o condutor esquece a data de vencimento da tabela. Para estar de dia com as datas, não se esqueça da consulta IPVA.

A multa também pode por estado, mas no geral, há uma multa que é adicionada a cada dia de atraso até o limite de 20% e juros mensais de 1%.

Além disso, vamos também descrever o procedimento necessário para que seja realizado o pagamento do IPVA atrasado.

  • Para realizar o pagamento atrasado será necessário entrar na Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou no Detran do seu estado (como colocamos link);
  • Emitir uma nova guia, que terá o cálculo de multas pelo atraso;
  • Por fim, pagar até a data de pagamento que estiver na guia.

 Como puxar RENAVAM pela placa

Por fim, em nosso artigo de consulta IPVA você vai descobrir também como puxar RENAVAM pela placa.

  1. Primeiramente, deve – se entrar no site Detran do seu estado para isso faça (www.detran. o código da sua cidade, como por exemplo, sp. gov. br);
  2. Coloque a placa do seu veículo;
  3. As imagens da página;
  4. Por fim, clique em consultar.

Pronto, você vai ter acesso ao RENAVAM do veículo pela placa do mesmo.Se você gostou de ter mais informações sobre a consulta IPVA, continue em nosso site e confira muito mais.